"21 de março - Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial"

por ComunicaçãoPL publicado 21/03/2023 15h40, última modificação 21/03/2023 15h40

21 de março - Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, data que tem intuito de reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para todas as raças. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966.

Há 63 anos, em 21 de março de 1960, o regime do apartheid da África do Sul cometeu o crime conhecido como “o massacre de Sharpeville”. Naquela data, 69 jovens negros foram assassinados e mais de 200 ficaram feridos no bairro de Sharpeville, na cidade de Johannesburgo, apenas por terem saído às ruas, pacificamente, para reivindicar a extinção da Lei do Passe, que obrigava os negros a portarem cartões com o registro dos locais por onde lhes era permitido circular, tendo sido reprimidos com brutal violência.

Esta data é para jamais nos esquecermos do que aconteceu há menos de um século atrás, é uma data para reforçar a luta contra a discriminação racial.