23 de Abril - Dia Mundial do Livro

por ComunicaçãoPL publicado 23/04/2021 12h07, última modificação 23/04/2021 12h07
Veja a seleção feita pela CMPL para enaltecer a significância do livro na sociedade

No dia 23 de Abril, celebra-se o dia mundial do livro, por esse motivo a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo selecionou cinco exemplares, de variados gêneros, para ampliar os seus horizontes, sem sair de casa.

O Livro do Disco: Milton Nascimento e Lô Borges - Paulo Thiago de Mello

O livro conta a trajetória da criação do disco Clube da Esquina, que surgiu da parceria entre os cantores e compositores Milton Nascimento e Lô Borges. As canções que celebram a amizade, além do amor à terra, carregam o espírito de Minas Gerais, onde começaram, na década de 1960, os encontros do grupo de amigos em torno da música.

Lançado em 1972, é considerado até hoje um dos discos mais importantes da MPB, Clube da Esquina foi gravado num momento em que a criação artística explodia nas brechas de um país mergulhado na ditadura. Nomes como Márcio Borges,  o irmão mais velho de Lô, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e Beto Guedes também faziam parte do núcleo criativo do disco que juntou gerações para compor um som original e autêntico, marcando a trilha sonora dos anos 1970

Breves Respostas Para Grandes Questões - Stephen Hawking

Este livro não é apenas a última mensagem de um grande gênio, é seu presente final para a humanidade.

Desde Einstein, o mundo não via um cientista tão reverenciado quanto Stephen Hawking. Com seu trabalho revolucionário em física e cosmologia, ele encantou milhões de leitores com as origens do universo e a natureza dos buracos negros, além de inspirar a todos pela coragem e determinação que exibiu em sua luta contra a doença do neurônio motor. Agora, nesta reunião póstuma de seus trabalhos, ele expõe seus pensamentos a respeito das grandes questões que povoam nossas mentes desde os primórdios e daquelas mais prementes na atualidade.

Somos conduzidos assim a suas reflexões sobre a origem do universo e a natureza do tempo, assuntos sempre submetidos a seu intelecto afiado de cientista. Aliado à curiosidade que o impulsionou por toda a vida, ele projeta seu olhar também para o futuro, em que busca soluções para problemas que ameaçam hoje o mundo como o conhecemos, tais como o aquecimento global, a fome e a urgência de um desenvolvimento sustentável.

Colorismo - Alessandra Devulsky

Especializada em direito político, a autora amplia o debate sobre esta forma de preconceito, que separa e qualifica indivíduos pelo tom de pele: quanto mais claro, mais aceito pela sociedade. O livro trata de um tema premente para entendermos a construção da sociedade brasileira e a dinâmica das suas relações. No decorrer do livro, a autora aborda desde os aspectos internos do colorismo, sua introjeção, até seu caráter estrutural, tão presente em nossa sociedade quanto o racismo.

As implicações do colorismo no mundo do trabalho e na dinâmica das relações de poder também são investigadas a fundo, a fim de deixar nítido que a mestiçagem e sua origem violenta continuam repercutindo e exercendo forte papel no país.

“Não é sobre hierarquizar ou deslegitimar opressões. É indicar que há pessoas que estão no fim de uma fila que não deveria existir.”, explica a autora.

Quem sabe faz a hora - Mário Sérgio Cortella

Esse livro trata de indicar competências certas em tempos incertos. Desde a aceleração da globalização no início dos anos 1990, o mundo do trabalho não sofria um impacto tão expressivo. A pandemia do COVID-19 alterou definitivamente as relações profissionais em todos os sentidos. A necessidade de distanciamento e isolamento adensou alguns movimentos que já vinham se desenhando antes da expansão do vírus, tal como o trabalho a distância, o uso das novas tecnologias e o fortalecimento do e-commerce. O sentido de urgência, no entanto, também demandou repensar modos de gestão e operação.

Das grandes corporações aos pequenos empreendedores, todos se viram, e ainda se veem, desafiados pelos desdobramentos da pandemia. Desafios reais em tempos virtuais. Nesse contexto, Cortella volta o foco para o mundo do trabalho e, da forma direta e inspiradora que lhe é característica, discorre sobre as competências certas em tempos incertos.

As considerações, porém, não se restringem à questão da pandemia. Cortella aborda questões decisivas para profissionais que ocupam posições de liderança, que respondem pela gestão e também para aqueles que têm essas aspirações no empreendimento de suas carreiras. Por tudo isso, “Quem sabe faz a hora” se mostra necessário no momento em que vivemos.

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

O idiota é uma das obras mais comoventes de Fiódor Dostoiévski. Abstrusa para os contemporâneos do escritor, mas atual e compreensível para quem a conhecer em nossos dias, ela conta a história de um jovem aristocrata russo que se atreve a defender o sublime ideal humanista numa sociedade regida pelas leis do livre comércio.

Ovelha negra da alta-roda de São Petersburgo, o príncipe Míchkin é tachado de idiota em virtude das suas qualidades morais e acaba perdendo de fato o juízo. Sua imagem de mártir e visionário, inspirada na do magnífico Dom Quixote de Cervantes, fica interiorizada pelo leitor; seu trágico fim leva-o a perguntar a si mesmo onde termina a loucura e começa a santidade do protagonista e, consequentemente, a repensar o próprio conceito daquilo que pode ser objeto de compra e venda no conturbado âmbito das relações humanas.