Câmara aprova obrigatoriedade do uso de máscaras em Pedro Leopoldo

por adm — publicado 14/07/2020 00h00, última modificação 16/01/2021 17h11

Os vereadores da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo aprovaram, na noite dessa segunda-feira, o projeto de lei, por oito votos a zero, para multar quem não estiver usando máscaras no município. Agora o projeto é encaminhado para o prefeito que vai sancionar ou vetar.

O projeto prevê que a guarda municipal fará a fiscalização. No primeiro momento, quem não estiver usando a máscara de proteção será advertido com identificação do infrator.

Em caso de reincidência, o infrator estará sujeito a pagar uma multa de R$ 100. Em caso de segunda reincidência, a multa dobra o valor.

A receita do pagamento das multas será utilizada exclusivamente para compras de equipamentos de proteção individual (EPI) para os servidores da saúde municipal.

A população em situação de rua será disciplinada para também usar máscaras, no entanto, estará dispensada da multa.

Os estabelecimentos também terão de cumprir algumas regras, como impedir a entrada e permanência de pessoas que não estiverem máscara com cobertura do nariz e a boca. Também divulgar as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde para evitar o contágio e conter a propagação do Covid-19.

O estabelecimento que descumprir estará sujeito ao recolhimento e suspensão do alvará de funcionamento.