Com foco em crianças e idosos, João Indiano deixa sua marca em Pedro Leopoldo
No último sábado (17), Pedro Leopoldo viu um ilustre filho despedir numa noite chuvosa. O médico ortopedista e vereador João Indiano morreu, em decorrência da Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que ele combatia há anos. Indianinho parte, mas deixa um grande trabalho.
Indiano entrou na Câmara Municipal para seu primeiro mandato como vereador no início de 2017. Logo em janeiro, queria mostrar que não chegaria para fazer o igual. "Ele não gostava de fazer o simples. Dizia que não pensava pequeno. Pensava grande", destacou Beth Salomão, assessora e braço direito de João no legislativo.
Em janeiro, apresentou logo seu primeiro trabalho. O Curso de Cuidador de Idosos foi um sucesso, lotando o plenário da Câmara Municipal. "Isso já mostrava a preocupação dele com os idosos", salientou Salomão.
O curso em parceria com a Faculdade Unimed deu a possibilidade de várias pessoas conseguirem diplomas, seja para trabalhar ou para cuidar da maneira ideal de um familiar. Foram mais de 150 certificados em um ano. "Ele tinha a preocupação em dar o certificado para a pessoa trabalhar, mas também para cuidar de um parente que tinha em casa e precisava de ajuda", concluiu Bete.
Em outra indicação, João pediu ao executivo a construção de uma Creche do Idoso, realizando o Centro de Convivência Municipal do Idoso.
Um marco na sua passagem como vereador foi a instalação de uma UAITEC em Pedro Leopoldo. A Universidade Aberta Integrada é uma iniciativa do governo estadual que visa qualificação profissional gratuita. O convênio já foi assinado e está esperando apenas detalhes burocráticos para ser implantada.
Indiano também tinha grande preocupação com o trânsito de Pedro Leopoldo. Várias foram as indicações dele, e usava das palavras livres durante as reuniões ordinárias, para falar dos problemas e pedir soluções. Foi dele a indicação do Plano de Ação Imediato no Trânsito de Pedro Leopoldo.
Outra luta constante do vereador João Indiano era o desassoreamento do Ribeirão das Neves. Nos últimos tempos, pediu ainda a colocação de um corrimão e calçadas em alguns pontos.
A região norte de Pedro Leopoldo era motivo de grande preocupação de João Indiano. Também fez várias indicações para Fidalgo e Quinta do Sumidouro, pedindo mais segurança para os distritos.
"Ele tinha um pilar. Ele não pensava pequeno. Ele pensava sempre em crianças, idosos, saúde, educação e segurança", concluiu Salomão.
Saiba quais foram os principais trabalhos e Indicações:
- Curso de Cuidador de Idosos
- Castração de Cães e Gatos
- Portal de Segurança entre Vera Cruz de Minas e Ribeiro das Neves
- Parceria entre o Cine Marajá e a Prefeitura proporcionando cultura para crianças e adolescentes da rede estadual
- Terminal Rodoviário em Lagoa de Santo Antônio
- Centro de Reabilitação com fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos para Lagoa de Santo Antonio
- Plano de Trânsito
- Lei que institui a Semana Cultural Chico Xavier
- Desassoreamento do Ribeirão das Neves
- Duplicação da Rua São Paulo
- Ciclovia Rua Levi Teixeira da Costa
- Pista de caminhada, ciclovia, passarela, ligando memorial Chico Xavier a Praça Dr. Senra
- Creche do Idoso
- Ampliação da Capela Velório
- UAITEC