"De Luzia a Emiliano", diz vencedora do Prêmio Literário da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo
A jornalista Bianca Alves, vencedora do Prêmio Literário da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, falou à reportagem da CMPL sobre o livro que conquistou o primeiro lugar no concurso.
A comunicadora ressaltou a importância do resgate histórico proporcionado pela obra, que compartilha com os leitores a história da cidade, oferecendo detalhes para quem deseja conhecer mais sobre ela.
Leia mais: Câmara Municipal de Pedro Leopoldo oferta curso de capacitação a vereadores e servidores
"O livro 100 anos de Pedro Leopoldo - Histórias que Vivemos e Contamos - vai de Luzia a Emiliano. Ele cobre toda a história de Pedro Leopoldo até seus 100 anos. Acho que é útil não apenas por compilar tudo o que foi escrito sobre a cidade, com as fontes de pesquisa, especialmente o arquivo, mas também por reunir tudo o que já foi publicado como referência no livro", afirmou, em conversa com a reportagem.
Para embasar a obra, a jornalista utilizou não apenas o acervo histórico, mas também jornais das décadas de 80 e 90, uma fonte importante para relatar a história da cidade.
"É muito útil para as novas gerações e para as pessoas que chegaram nos últimos anos, que, por não conhecerem a história, não têm o pertencimento. Essa conexão com a terra natal é fundamental e só acontece quando conhecemos nossa história. A gente só ama o que conhece ou o que deseja conhecer", concluiu.
O Concurso Literário da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo teve como principal objetivo resgatar a rica história do município, além de valorizar os talentos locais e preservar a memória da cidade.