Parlamentar pede fornecimento de repelentes em creches, Farmácias Públicas Municipais e Unidades de Saúde da Família

por ComunicaçãoPL publicado 08/04/2025 18h43, última modificação 08/04/2025 18h43

O presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, Rafa, enviou ao Executivo, durante a 8ª Reunião Ordinária, uma indicação solicitando a entrega de repelentes nas Creches, Farmácias Públicas Municipais e Unidades de Saúde da Família.

Leia mais:  Vereador solicita fiscalização, manutenção e sinalização de vagas exclusivas para idosos e cadeirantes em Pedro Leopoldo

No Pedido nº 356 de 2025, Rafa esclarece que o objetivo é minimizar a contaminação por arboviroses em Pedro Leopoldo. Ele acrescenta ainda que a solicitação ocorre justamente em um período de crescimento dessas doenças.

"Doenças causadas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus têm apresentado um aumento considerável no município de Pedro Leopoldo. Isso se deve à época do ano em que o calor, aliado às chuvas, facilita a proliferação dos mosquitos, devido à maior incidência de água parada. Para minimizar os efeitos dessas doenças, são necessárias políticas públicas que visem à proteção da população, atuando em diversas frentes, de forma ampla, com o objetivo de conter a proliferação dos mosquitos e mitigar a contaminação por arboviroses, reduzindo o número de casos que podem sobrecarregar a rede pública e privada de saúde", salientou o parlamentar.

Rafa ressaltou ainda que a forma ideal de combate é eliminar os criadouros do mosquito, mas reforçou que o uso de repelentes é também uma estratégia importante para a redução dos casos.

"É sabido que a forma mais eficaz de prevenir e combater essas doenças é eliminar os criadouros dos mosquitos. No entanto, outros mecanismos podem ser utilizados, tornando a luta contra essas enfermidades mais efetiva. Nesse contexto, o uso de repelentes é uma estratégia reconhecida por especialistas, essencialmente na proteção individual contra picadas de mosquitos infectados, contribuindo significativamente para a prevenção das arboviroses. Cumpre destacar que repelentes tópicos podem ser sintéticos ou naturais, e atuam formando uma camada de vapor sobre a pele com odor repulsivo aos insetos", finalizou.

Siga a Câmara Municipal no Facebook Instagram!