Suposto Hospital do Covid-19 precisaria de milhões para vir a se tornar um Hospital
- No ano de 2020 foi aprovado o projeto que se refere à permuta de quatro imóveis pela antiga clínica São João Batista, esse projeto foi aprovado na legislatura passada e nele consta que "O imóvel de que trata este artigo será afetado e nomeado como "Centro Integrado de Atenção à Saúde Dr. João Moreira Indiano Junior". Em nenhum momento consta o termo hospital, porém a gestão passada fez o uso do termo "Hospital do Covid-19" politicamente, enquanto tecnicamente esta nomenclatura nunca existiu. Posto isso, a população vinha cobrando uma posição a respeito do mesmo.
No dia 13 de janeiro de 2021 os vereadores fizeram uma visita ao prédio e constataram que o imóvel está longe de ser um Hospital."Precisamos de duas coisas para a reforma do prédio, tempo e dinheiro e quando a gente fala de dinheiro, bons milhões para a reforma do imóvel", destacou o vereador Rafael Faria.
A estrutura do prédio não está adequada para que o mesmo seja transformado em um hospital, materiais sucateados e além disso, maquinário que precisa ser corretamente descartado, o vereador Warlen Alves se preocupou com o descarte dos materiais deixados no imovél, principalmente um aparelho de Raio X sem condições de uso e demonstrou preocupação devido a quantidade de material radioativo contida no aparelho, uma vez que se essa não for feita de maneira correta há riscos de contaminação em massa, como aconteceu em Goiânia, enfatizou. Sobre isso, o secretário de saúde, Dr. Helinho afirmou que a própria Phillips recolheria o aparelho.
O vereador Warlen ainda criticou a tamanha irresponsabilidade da gestão anterior, que promoveu a inauguração de um suposto hospital onde nem mesmo a lavanderia funciona, o que é essencial em um hospital para que a assepsia aconteça. E pede que alguém seja responsabilizado, já que o prédio está sem condições de funcionar como um hospital.
Foi divulgado em política anteriormente uma ampla reforma no prédio do suposto Hospital do Covid-19, ao passo que nem mesmo o piso se adequa aos padrões exigido pelo ANVISA, destacou o vereador Matheus Utsch. Ele ainda alertou sobre a possível politização dessa informação e sugeriu uma campanha ilustrativa para explicar para a população a situação do imóvel. Sobre isso, a vice-prefeita Ana Paula falou sobre a possibilidade de um corpo técnico da vigilância sanitária estadual para aferir as condições do prédio.
Atualmente,o Centro Integrado é onde estão sendo realizados os exames PCR para detectar o Covid-19 e de início a Farmácia da Prefeitura também será transferida para o prédio. Futuramente planeja-se transferir também a Clínica da Mulher e a Clínica Crescer para lá, economizando verba, uma vez que essas funcionam em imóveis alugados, o que poderia gerar verba para os cofres públicos. Mas, até mesmo para que funcione como Centro Integrado é preciso que uma reforma seja feita.
O vereador Rafael Faria questionou também qual seria a economia em alocar prédios que estão funcionando para o Centro Integrado e sobre a possibilidade de receber investimentos de municípios vizinhos no Hospital Municipal.
Após a visita ao Centro João Indiano, os vereadores também visitaram o PA Central, onde existem 18 leitos e 12 respiradores, sendo que neste dia somente 1 estava sendo utilizado, apesar dos números de infectados pela Covid-19 estar crescendo bastante nesse momento, a situação em Pedro Leopoldo ainda está sob controle.
Além disso, o secretário de saúde garante que já temos seringas, agulhas e refrigeradores suficientes em aguardo a previsão de chegada das vacinas através do governo federal e uma logística já utilizada para os atuais programas de vacinação.
Há quatro anos atrás a gestão atual também saiu com inúmeras falhas. Aliás sempre foi assim nessa merda de cidade. Primeiro ano a nova gestão ataca as falhas, segundo e terceiro ano a prefeitura se cala e no quarto começam a fazer alguma coisa ali outra lá só pra maquiar, Pedro Leopoldo nunca mudou. Povo tá faltando matar por causa do tal 15 mas não entendo. O povo não ta nem aí pra melhorias não eles votam é por simpatia. Eita povinho que me enoja!