Vereador solicita informações ao Executivo sobre o fechamento da Casa Fernão Dias

por ComunicaçãoPL publicado 12/02/2025 19h21, última modificação 12/02/2025 19h21

O vereador Joãozinho (PL) encaminhou um requerimento ao prefeito Emiliano Braga, solicitando informações sobre o fechamento da Casa Fernão Dias, localizada na Quinta do Sumidouro. O pedido foi feito na última segunda-feira (10), durante a 1ª Reunião Ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo.

Leia mais: Vereadores convocam Secretário de Saúde para prestar esclarecimentos

No requerimento 12/2025, o parlamentar busca entender as razões para o fechamento do local e solicita uma previsão para sua reabertura. Além disso, ele pede esclarecimentos sobre as medidas adotadas para garantir a preservação do espaço e se existem projetos de revitalização em andamento.

"Apresento este requerimento com base no artigo 60, inciso I, da Lei Orgânica Municipal, que autoriza a Câmara, por decisão de seu plenário ou de qualquer uma de suas comissões, a requisitar do Executivo informações escritas sobre temas específicos. A Casa Fernão Dias é um importante patrimônio histórico e cultural do município, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) desde 1975. O espaço, gerido pelo Parque Estadual do Sumidouro, está fechado, impedindo o acesso da população e dos turistas", justificou o vereador.

A Casa Fernão Dias resgata a história de Pedro Leopoldo, uma vez que foi nesse território que os bandeirantes paulistas chegaram ao interior de Minas, sob ordens de Fernão Dias, em março de 1673, em busca de pedras preciosas.

Porém, diante das dificuldades enfrentadas, como baixas no grupo, doenças contraídas e escassos resultados, muitos colaboradores decidiram retornar para suas casas. Fernão Dias, inconformado com os poucos resultados, recusou a ideia de voltar e enviou uma carta ao governador solicitando auxílio.

Enquanto aguardava a resposta, ele se estabeleceu em uma área fértil, onde cultivava cereais e criava animais domésticos. As roças começaram a abastecer as expedições, e Fernão Dias não enfrentava falta de mantimentos.

Siga a Câmara Municipal no Facebook Instagram!